MÁQUINA DE COSTURA PORTÁTIL: 5 modelos com o melhor custo-benefício

Compartilhe este Post:

Escolher uma máquina de costura pode ser uma tarefa pouco complicada. Podemos encontrar tantos modelos para comprar! Pra não ficar perdido, dicas de um profissional ou de quem já testou algumas máquinas são muito importantes. Fazer uma pesquisa antes de adquirir pode lhe poupar muita dor de cabeça.

Cada vez mais pessoas se interessam por costura e pelos fazeres manuais. Ficamos algumas gerações sem valorizar o feito à mão. A costura, o bordado, o crochê, que antes eram aprendidos dentro de casa, como saberes manuais e conhecimentos transferidos através das gerações, ficaram adormecidos por um tempo. Hoje, como professora de modelagem, corte e costura e costura para crianças, percebo que o interesse vem crescendo cada vez mais.

Muitas pessoas sempre me perguntam: qual é a melhor máquina de costura? Ou: Qual é a melhor máquina de costura para iniciantes?

Qual será a melhor máquina de costura para você?!

Tipos de Máquinas de Costura

As máquinas de costura são divididas em dois tipos: industriais e domésticas (portáteis). O primeiro tipo é indicado para produção de peças em grande escala. Essas máquinas aguentam tecidos mais pesados e uma produção mais intensa. Já o segundo tipo é mais comum, e serve para fazer costuras em geral, artesanato e reparos.

Raquel e Silvia, minhas alunas, felizes por terem costurado vestidinhos para filha e neta!

Quem costura a alma cura

Ter uma boa máquina de costura portátil em casa é uma mão na roda na hora de fazer pequenos ajustes em roupas ou até mesmo pra quem está querendo se profissionalizar e produzir peças para a venda, em menor escala.

Você pode querer ter uma máquina de costura apenas para costurar como hobby e desenvolver costuras criativas. Eu acredito que a costura funciona como meditação ativa, como costumo dizer para minhas alunas. A costura é uma atividade muito prazerosa que pode ser praticada apenas com intuito terapêutico. Dito isso, não há contra indicações para se costurar. Escolha bem sua máquina de costura e bora costurar!

Grandes marcas como Singer, Elgin e Janome possuem máquinas de costura domésticas muito boas para todos os tipos de usuários.

Custo beneficio

É preciso avaliar quanto você está disposta a investir na compra da máquina de costura ideal. Não vale a pena se endividar sendo que um modelo mais barato também poderá atender às suas necessidades.

Uma dica: nunca escolha a máquina mais barata. Elas não são boas e costumam dar defeitos nos primeiros dias de uso. Já aconteceu com várias alunas minhas! É bem frustrante.

Outra questão que precisamos ficar bem atentas é a manutenção. Com o tempo de uso, a sua ferramenta de trabalho precisará de revisão e assistência técnica. Previna-se! Antes de comprar o produto, procure saber se o fabricante oferece assistência técnica na sua cidade. Normalmente as grandes marcas oferecem o serviço em todo território nacional.

Se a revisão estiver fora do tempo de garantia é preciso avaliar se a máquina terá uma revisão cara ou barata. No caso das máquinas computadorizadas, a revisão tem um custo bem mais alto se comparado às maquinas mecânicas. Se quiser adquirir uma máquina de costura computadorizada, verifique se existem muitos técnicos que consertam esse tipo de máquina na sua região. O valor da mão de obra da manutenção deve ser levado em consideração. Na minha cidade poucos técnicos consertam esse tipo de máquina, fazendo com que a mão de obra fique bem mais alta. Além é claro, do custo das peças ser maior também.

Como estamos falando de custo-benefício, nesse post, eu não indico nenhuma máquina de costura computadorizada (eletrônica). Entretanto, saibam que existem muitas máquinas eletrônicas excelentes !

A Izabela optou por comprar uma máquina de costura mais antiga e usada. Ela está super satisfeita com sua Singer ZigZag.

Aliás, essa foto de seu ateliê é poesia pura! O macacão saruel que ela veste, foi modelado e costurado por ela nas aulas de corte e costura lá do meu ateliê.

Modelos de Máquinas de Costura Doméstica Mecânicas

Nas máquinas de costura portáteis mecânicas você regula o tipo, comprimento e a largura dos pontos de forma manual. Essa máquina aguenta uso frequente e é adequada para costuras pesadas.

Geralmente todas elas possuem os seguintes pontos:

  • Básicos – costura reta e zig zague, colocação de zíper e acabamentos nas peças.
  • Essenciais – costuras e acabamentos simples, como barras e colocação de elástico.
  • Flexíveis – para costurar em tecidos de malha.
  • Decorativos – decoram o trabalho, usados para bordados e acabamentos decorativos.

Funções Mais Requisitadas:

  • Braço Livre: facilita a costura de barras, punhos e mangas.
  • Caseado manual: faz casas de botão em 4 passos.
  • 3 posições de agulha: facilita fazer acabamentos.
  • Isola os dentes – pregar botão, cerzido e quilting.

MODELOS INDICADOS

JANOME 2008 S

Essa é uma máquina de costura um pouquinho melhor que a JANOME 2008P, que é a máquina que eu indicava como “a mais barata das melhores”. A JANOME 2008P saiu de linha, ficando essa que tem o valor um pouco maior que a outra.

Vantagem: isola os dentes

Desvantagem: só tem 2 posições de agulha

SINGER FACILITA PRO

Essa máquina de costura há anos é o modelo mais tradicional  da marca Singer. Eu tenho uma de 30 anos, que foi da minha mãe e minha primeira máquina de costura . Ganhei dela quando comecei a costurar! A anterior “branquinha” saiu de linha e lançaram essa recentemente. É uma máquina excelente! Pra vida toda!

Vantagem: tem 3 posições de agulha

Desvantagem: preço. É uma máquina que se equipara com a JANOME 2008S, porém é bem mais cara.

ELGIN GENIUS

É uma máquina de costura portátil considerada da mesma categoria das outras duas anteriores, porém, já costurei em várias máquinas desse modelo, e minha sensação é de que ela é uma máquina mais frágil.

Vantagem: tem mais pontos que as outras duas anteriores (31) e tem 3 posições de agulha

Desvantagem: é mais frágil, dá mais manutenção.

SUNSPECIAL SUN LADY SS988

Pouco conhecidas, a máquina de costura portátil Sun Special é de uma marca brasileira que atua no mercado desde 1986. A marca Sun Special possui uma grande variedade de máquinas de costura, tanto domésticas quanto profissionais. Além de alta qualidade, suas máquinas possuem preço competitivo no mercado.

Vantagem: tem tudo que as outras tem e ainda preço competitivo.

Desvantagem: não tem.

SINGER TRADITION 2250

A máquina de costura doméstica TRADITION da Singer parece delicada externamente, contudo ela oferece todas as funções necessárias para você conseguir realizar as suas costuras de forma eficiente.

Vantagem:  Suas dimensões e peso fazem dela uma máquina compacta de fácil armazenamento e movimentação.

Desvantagem: Se comparada com as outras, é uma máquina mais simplificada e frágil e o preço não é competitivo.

Conclusão

E aí, já sabe qual a melhor máquina de costura para colocar os seus projetos em prática?

Lembre-se de sempre consultar quais são os acessórios que acompanham a sua máquina, porém, não se preocupe em comprar a máquina pela quantidade de acessórios que a acompanham. Normalmente são pezinhos calcadores, agulhas e outras coisas que você pode comprar separadamente e que tem o custo bem baixo.

Se quiser mais detalhes sobre as máquinas veja o vídeo abaixo.

Lá no  meu canal do YouTube eu dou muitas outras dicas de costura, modelagem e costura para crianças.

Costure e seja feliz!

Posts relacionados da Ananda Sette

Ananda Sette

Sou mãe da Rosa, Lira e Aurora, minha missão primordial. Desde criança vivo no universo da costura e há anos me dedico aos trabalhos manuais de maneira ampla. Comecei a dar aulas de modelagem e costura em meu ateliê, para adultos e crianças, pois descobri que esse é o propósito que está em meu DNA e no de minhas ancestrais. Busco inspirar mulheres a se reconectarem com os fazeres manuais e as crianças a se desenvolverem de maneira mais integral através da costura. Venho incluindo contos e dinâmicas curativas nesses processos.