Aula De Costura Para Crianças: Porta-Tesoura De Sorvete

Compartilhe este Post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Olá Costureirinhas de plantão!

Você tem uma tesoura de cortar tecido e não tem onde guardá-la? Vamos fazer esse Porta-Tesoura super divertido comigo hoje?

Tenho gravado vídeos bem legais, com atividades de costura para criança, utilizando materiais que todos podem encontrar em casa com facilidade. Para esse período de isolamento social, penso que pode ser bem legal essa alternativa para as famílias costurem juntas em casa e as crianças saírem um pouco das telas. Tá tudo postado lá no meu canal do YouTube! Se ainda não conhece passa pra aproveitar as dicas e atividades.

Aqui no blog começo hoje uma série de atividades de costura para crianças um pouco mais complexas. Normalmente nas aulas, faço esse tipo de atividade com crianças maiores, a partir de 8 anos. Dá super certo!

O feltro é um material bem legal para trabalhar a costura manual com as crianças. Por ser macio, as crianças têm facilidade de manusear e cortar esse material. Além disso , também é possível usar agulhas maiores na hora de costurar, o que também facilita muito para a criança.


Porém, para começar a ensinar costura para uma criança, o ideal é começar com agulha sem ponta e atividades mais básicas. Usando a ludicidade e criatividade podemos fazer muitas atividades de costura bem divertidas!

É preciso fazer todo um trabalho , percorrer um caminho para construir o conhecimento com a criança. Desde colocar linha na agulha, riscar e cortar um molde , dar o nó na linha, fazer o arremate… Ensino tudo isso no meu Curso De Costura para Crianças.

Uma curiosidade:


Vocês sabiam que pessoas que não fizeram a pré escola, que não tiveram na primeira infância esse momento de cortar, colar, colorir, etc, se tornam adultos com pouca habilidade manual e a visão espacial pouco trabalhada? Já ouvi relatos interessantes a respeito disso, inclusive na minha família. Por isso é sempre bom incentivar as crianças a fazerem trabalhos manuais!


Então vamos lá!
Abaixo está o arquivo em PDF para baixar o molde e imprimir.

Segue o passo a passo da atividade de hoje:

Porta-Tesoura De Sorvete De Feltro

1- Cortar o molde completo e com ele cortar no feltro marrom ou bege (da cor que será a casquinha do sorvete).

2- Cortar no molde separando a casquinha da parte de cima do sorvete. Usar a parte da casquinha para cortar essa parte no feltro marrom . Usar a parte de cima para cortar no feltro rosa ou da cor que você quiser que seja seu sorvete.

3- Agora é hora de fazer as costurinhas pespontadas (eu chamo de ponto minhoquinha) na casquinha com uma linha branca. Reserve essa parte.

4- Agora prepare a parte de trás costurando a bola de sorvete na parte marrom do fundo. Use o ponto minhoquinha também.

5- Costurar a cerejinha bem no alto do sorvete.

6- Última parte: Costurar a casquinha na parte de trás do sorvete com ponto caseado.

Prontinho! Seu Porta-Tesoura está pronto para ser usado!

Se preferir, acompanhe o passo a passo no vídeo abaixo.

Espero que tenham gostado! Escrevam para mim nos comentários que tipo de atividade vocês gostariam que eu trouxesse aqui pro blog!

Até a próxima!

Posts relacionados da Ananda Sette

Ananda Sette

Sou mãe da Rosa, Lira e Aurora, minha missão primordial. Desde criança vivo no universo da costura e há anos me dedico aos trabalhos manuais de maneira ampla. Comecei a dar aulas de modelagem e costura em meu ateliê, para adultos e crianças, pois descobri que esse é o propósito que está em meu DNA e no de minhas ancestrais. Busco inspirar mulheres a se reconectarem com os fazeres manuais e as crianças a se desenvolverem de maneira mais integral através da costura. Venho incluindo contos e dinâmicas curativas nesses processos.